Frass é o biofertilizante oriundo da criação de insetos. Esse fertilizante é formado por excretas de insetos, resíduos de alimentos fornecidos aos insetos, exúvias e insetos mortos. Na União Europeia já é um produto muito comercializado. Inclusive o uso do frass na agricultura já está regulado pelas autoridades euopeias (Commission Regulation (EU) 2021/1925). De acordo com as normas europeias, o frass não pode conter insetos mortos superior a 5% em volume e 3% em peso. Além disso, o frass deve passar por um processamento térmico antes de sua comercialização.
A aplicação do frass na agricultura vai de encontro aos princípios da economia circular, fechando o ciclo através da reintrodução de importantes nutrientes e matéria orgânica no solo. A valorização do frass como co-produto da entomocultura, ou seja, do cultivo de insetos, faz essa atividade ser caracterizada como "desperdício zero". Além disso, a frass tem benefícios comprovados no solo e na fitossanidade, tais como:
1- fornece nutrientes ao solo essenciais ao crescimento das plantas;
2- fornece matéria orgânica e probióticos que aumentam a atividade microbiológica no solo;
3- aumenta a tolerância da planta a estresses abióticos e resistência a patógenos.
Um dos componentes do frass, como mencionado acima, são insetos mortos e exúvias, os quais contém quitina. Pesquisas científicas demonstraram que a quitina incorporada no solo promove o crescimento e saúde de plantas. A adição de frass ao solo também fornece nitrogênio, fósforo, potássio e vários outros macro e micronutrientes às plantas, que aumentam sua biomassa e conteúdo nutricional.
Uma revisão muito interessante (link abaixo) aborda o efeito do frass em 5 principais fatores: microbiota do solo, crescimento das plantas, resistência das plantas, antagonismo microbiano contra patógenos e reprodução das plantas.
Muito interessante também, outro estudo científico comprovou que o uso de frass pode aumentar o rendimento do grão de milho em até 25% comparado ao uso de NPK, e em até 212% quando comparado com fertilizantes orgânicos comerciais. Além disso, o uso do frass pode aumentar os teores de proteína e fibra do milho.
No link abaixo você pode acessar gratuitamente os artigos completos dos estudos mencionados:
Comentários
Postar um comentário